Eu acho que fico(2025)
Cinema 100 Anos de Juventude.
Coordenado pela Cinemateca Francesa, Cinema 100 Anos Juventude reúne, à escala europeia e mundial, profissionais de cinema, professores, salas de cinema, associações e cinematecas. Criado em França, em 1995, na celebração dos cem anos do Cinema, este projeto é desenvolvido em vários países, nomeadamente em Portugal, desde 2006, pela Associação Os Filhos de Lumière - em parceria com a Cinemateca Portuguesa/ Museu do Cinema.
Além de escolas portuguesas, participam também escolas de vários países; escolas francesas, belgas, espanholas, italianas, inglesas, escocesas, finlandesas, brasileiras, alemãs, cubanas, indianas, mexicanas, japonesas, entre outras.
Todos os anos os vários ateliers trabalham uma questão comum relacionada com o cinema. Este ano, a regra do jogo teve a ver com o motivo .
Ao longo do ano, cada aluno aprendeu a realizar um filme, participando nas diferentes fases: escrita do guião, reperage, produção, realização, câmara, som e montagem. Além do visionamento de filmes, realizam-se diversos exercícios filmados. O trabalho final do referido atelier consistiu na realização, pelos alunos, de uma curta-metragem.