“Pera espertar engenhos curiosos”
3 de Outubro • Quinta-feira • 19h00
Auditório Camões, Escola Secundária de Camões, Lisboa
M/6 • Duração 1h • Entrada livre
Programa de recital com obras para voz e piano e violino e piano, compostas por Joly Braga Santos, em comemoração do centenário do nascimento do compositor. Uma tertúlia íntima que combina música e poesia, oferecendo uma experiência rica, variada e profundamente envolvente.
Ficha Artística
Soprano – Daniela Cravicanela
Barítono – Luís Rendas Pereira
Tenor – Fernando Guimarães
Piano – Taíssa Poliakova Cunha
Programa
Joly Braga Santos
[b.1924-1988]
Por uns olhos que fugiram
Sepultura Romântica
Do primeiro amor que tive
Cantares gallegos:
I. Campanas de Bastabales
II. Aló, pola mañaciña
III. Paseniño, paseniño
IV. Cada estrela, o seu diamante
V. Corre o vento, o rio passa
Nocturno
Três Sonetos de Camões:
I. O céu, a terra, o vento sossegado...
II. Num bosque que de ninfas se habitava
III. Delgadas, claras águas do Mondego
Saudade
O Sizirão
Acordando
Saiba mais em http://musicamera.pt/
O espectáculo será seguido de uma conversa com Shahd Wadi (autora e activista palestiniana), Hadas Tal (Judeus pela Paz e Justiça) e o autor.
Trata-se de um evento integrado na programação da Arte Pela Palestina . As receitas reverterão a favor da associação Anar for Empowerment and Psychosocial Support, que dá apoio a crianças na Palestina Ocupada (https://anar.ps/). Por isso, venham e espalhem a palavra, por favor!
O espectáculo será em Inglês e a entrada será por donativo.
Quaisquer questões e reservas podem ser dirigidas a Elsa Maurício Childs (elsachilds@gmail.com / 912 336 043.
O autor agradece aos muitos colectivos, associações e pessoas individuais que deram o seu apoio. E deixa um agradecimento especial à actriz convidada, Soline Daccache.
Para mais informações sobre a produção e espectáculos futuros, visite: https://www.benjaminrivers.org/.../the-invaders-fear-of...
Apoio espaço: Escola Secundária de Camões (página) (João Jaime Pires)
Apoio à divulgação: InVerso - Teatro Playback
A Corda Teatro
Eufémias
HEED Playback Theatre
Escuela Ibérica de Teatro Playback
Teatro Imediato
dISPAr Teatro
Marta Amorim (Equid'Artes)
A vitória da convicção e da tenacidade. Dez anos a lutar, cinco de obras e aqui estou eu com o director (para mim reitor) João Jaime, em pose com o velho ginásio lindo de morrer. Na inauguração do dia 16 estarei a "discursar" na qualidade de antiquíssimo aluno. Não contem com uma oração de sapiência, antes uma viagem pela memória e um voto para o futuro.
Cheguei a temer que não veria o meu liceu a renascer das cinzas.
Estou nervoso com esta prova oral.
O Camões liceu, ( escola secundária) e o épico e lírico poeta são paixões que trago comigo."
Júlio Isidro
19 horas Auditório Camões
Entrada livre
Pink Floyd – The Wall é um filme com elementos marcadamente surreais que pega num álbum musical incrível e trá-lo à vida de forma crua e perturbadora
Pink Floyd - The Wall é um filme de 1982, realizado por Alan Parker e escrito pelo baixista e vocalista da banda Pink Floyd, Roger Waters. O filme é uma adaptação da história contada pelo famoso álbum dos Pink Floyd, The Wall, de 1979. Ouvindo o álbum, é muito claro que está a ser apresentada uma quase ópera de rock, que, através duma mistura de filmagens e de perturbadoras sequências de animação, brilhantemente criadas pelo cartoonista Gerald Scarfe, é transformada numa longa-metragem.
The Wall segue o seu protagonista, Pink, um cantor de rock perturbado por uma difícil infância, que o levou a tornar-se alguém que se apresenta completamente apático a tudo ao seu redor. Um dos elementos da sua infância que o leva a tornar-se nessa pessoa é a perda do seu pai na batalha de Anzio, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Este acontecimento é algo autobiográfico pois o pai de Roger Waters morre na mesma batalha, e a sua morte é retratada na música When the Tigers Broke Free, que, apesar de não fazer parte do álbum de 1979, foi incluída no filme, precisamente pela necessidade de apresentar essa perda importante na vida de Pink. When the Tigers Broke Free viria a fazer parte do último álbum que Waters publica com os Pink Floyd, The Final Cut, em 1983, que é uma visão íntima de várias perturbações do baixista, incluindo várias outras músicas em que é apresentado esse tema da morte do pai, como The Gunner’s Dream e Southampton Dock. Outro aspecto da infância de Pink, também exibido, é a grande dureza do sistema escolar britânico nos anos 40 e 50, retratada na famosíssima canção de protesto, Another Brick in the Wall part 2, numa sequência absolutamente devastadora, que mostra um sistema opressivo que destrói qualquer oportunidade de individualidade ou de pensamento criativo, mostrando também o desejo de Pink de que este sistema seja destruído.
Algo que o filme faz de muito curioso é o seguinte: o momento presente do filme é, simplesmente, a figura do protagonista sentado num quarto de hotel. Está destruído e completamente afetado pela heroína, e todos os outros acontecimentos do filme são, ou memórias, ou alucinações. Através de vários desses momentos, é-nos apresentado o rápido declínio da mente de Pink, à medida que sofre os efeitos de uma overdose e se transforma em alguém que se encontra “comfortably numb”. Um dos momentos finais do filme, em animação, é capaz de ser uma das sequências mais chocantes, perturbadoras e estranhamente cómicas que eu já alguma vez vi num filme. A sequência a que me refiro é o momento musical em que toca a música The Trial, uma peça extremamente teatral, que representa o julgamento imaginário de Pink. Sendo que a sequência é feita em animação, isso permite uma série de representações e imagens verdadeiramente surreais, o que adiciona muito ao momento que só pela música já é extremamente interessante.
The Wall é um filme com elementos marcadamente surreais que pega num álbum musical incrível e trá-lo à vida de forma crua e perturbadora, e, após tê-lo visto pela primeira vez, pois já o tinha ouvido dezenas, se não centenas de vezes, percebi que me trouxe uma perspectiva completamente diferente de cada uma das músicas.
O Realizador – Alan Parker foi um realizador britânico, nascido em 1944, que tem uma filmografia bastante variada, incluindo musicais, como The Wall e The Commitments, dramas como Midnight Express e Mississippi Burning, filmes de terror e thrillers como Angel Heart e The Life of David Gale e até um documentário, A Turnip Head’s Guide to British Cinema. Ganhou vários prémios, entre eles dezanove BAFTAs e seis Óscares. Alan Parker morreu a 31 de julho de 2020.
Pink Floyd foi uma banda formada em 1965 por Syd Barrett, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright, que viria a tornar-se numa das bandas mais influentes de rock psicadélico. Em 1967, após a publicação do seu primeiro álbum, The Piper at the Gates of Dawn, o guitarrista David Gilmour junta-se à banda e, no ano seguinte, Syd Barrett abandona o grupo após as gravações do seu segundo álbum, A Sauceful of Secrets. A banda viria a publicar álbuns muitíssimo aclamados como The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, The Wall, e Animals, tornando-se uma das mais bem-sucedidas dos anos 70. Em 1983, foi publicado The Final Cut, que seria o último álbum do grupo em que Roger Waters participa, pois, devido a questões pessoais com os outros membros da banda, o baixista decide seguir uma carreira a solo, com álbuns como Amused to Death (1992) e, mais recentemente, Is This the Life We Really Want (2017). Para além da sua carreira a solo, Roger Waters continua a ser um grande ativista pelos direitos humanos, destacando-se bastante na causa da Palestina. Após o seu abandono, a banda ainda viria a lançar dois álbuns, A Momentary Lapse of Reason e The Division Bell, e, em 2014, Nick Mason e David Gilmour lançam The Endless River, o último álbum, em homenagem a Richard Wright, que morre em 2008.
Numa nota pessoal gostaria de destacar e sugerir os álbuns Meddle, de 1971, e Atom Heart Mother, de 1970.
André Ferreira, 12º J
O ESRaD responde, prioritariamente, às necessidades educativas de estudantes que não têm acesso às escolas da rede pública com ensino secundário recorrente por razões de local de residência, ou de trabalho, e por razões do alargamento da escolaridade obrigatória, designadamente, nas seguintes situações:
a) Adultos que não concluíram o ensino secundário e cujos planos de estudo estão extintos;
b) Adultos de nacionalidade portuguesa que não concluíram o ensino secundário do sistema educativo português e que se encontram a residir fora de Portugal.
c) Jovens adultos que tenham completado 20 anos até à data de início do ano escolar, que não tenham concluído o ensino secundário e que tenham de matricular-se preferencialmente em ofertas formativas destinadas a adultos, nomeadamente em cursos do ensino recorrente, de acordo com o n.º 5 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 176/2012, de 2 de agosto;
d) Estudantes maiores de 16 anos abrangidos pela escolaridade obrigatória de 18 anos, que pretendam frequentar um curso em sistema modular nos termos previstos no n.º 3 do artigo 7.º do Decreto -Lei n.º 176/2012, de 2 de agosto, designadamente pelo facto de estarem inseridos no mercado de trabalho ou em risco de abandono escolar.
Para aceder a esta modalidade de formação, os estudantes terão de dispor de condições técnicas adequadas, nomeadamente, um computador com câmara web, microfone e acesso à Internet, bem como a possibilidade de trabalhar e comunicar online sem restrições relevantes.
A Final Nacional do 10º CanSat começa daqui a umas horas e a Escola Secundária de Camões está representada por 2 equipas:
Forest Jump https://www.instagram.com/forest.jump_cansat/
e
Passarola Voadora https://www.instagram.com/passarola.voadora/
Os Forest Jump são: Alice Silva (capitã), André Sá, Inês Carreiros, José Gonçalves, Júlia Coelho e Pedro Nobre e serão acompanhados pela professora Isabel trigueiros.
Os Passarola Voadora são: Beatrice Ignatiuc, Beatriz Brito, Carlo Fantoni, Francisco Rabaça, Miguel Fabião e Tânia Ferreira (capitã) e serão acompanhados por mim.
As equipas têm desenvolvido projetos muito interessantes (espreitem nos respetivos Instagram), com o apoio da minha colega Isabel Trigueiros, e agora vão poder aprender ainda mais, participando na experiência espetacular que é estar na final em Ponte de Sor!
A equipa vencedora, das 14 a concurso, representará Portugal na final internacional.
O júri que avaliará os projetos é composto por:
Ricardo Conde (presidente da Agência Espacial Portuguesa),
Rui Agostinho (professor de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço),
Eduardo Ferreira (vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa e chefe de Divisão da Manutenção da NAV),
Agostinho Fonseca (professor do Instituto Superior Técnico),
Duarte Cota (Vogal da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço – e vencedor, enquanto professor, da final internacional do CanSat),
Ana Noronha (diretora executiva da Ciência Viva) e por
Fernando Guerra (chefe da Unidade de Missão Espacial da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações).
Podem seguir a prova em https://www.esero.pt/projetos-escolares/2022-2023/cansatpt?
Boa estadia no Alentejo!
Fotografia de modelo botânico da coleção Brendel da Escola, realizada por Akeksandar Mijailovic (ex-aluno).
Associação de Antigos Alunos do Camões
João Jaime Pires, Diretor
Concurso para TORVC Lista Final dos Candidatos selecionados para entrevista
Concurso Técnico Espcializado para lecionar aplicações informáticas na área da gestão Classificação Final
Lista ordenada TORVC
Concurso Técnico Especializado para lecionar aplicações informáticas na área da gestão Candidatos selecionados para entrevista
CONTRATAÇÃO DE ESCOLA DE UM TÉCNICO DE ORIENTAÇÃO, RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (TORVC)
Concurso de um técnico especializado para lecionar Aplicações Informáticas na área de Gestão
CONCURSO PARA TÉCNICO ESPECIALIZADO DE TEATRO 12º ANO LISTA FINAL ORDENADA
Entrega do Kit Tecnológico a alunos
EFA- Educação e Formação de Adultos
PLA- Portuguese for foreigners
Quer fazer (ou completar) o Ensino Secundário?
DISCIPLINAS DE OPÇÃO – 12º ANO – 2024-25
ANO LETIVO DE 2024/25 OPÇÕES 12º ANO
Pré-inscrições Ensino Recorrente Secundário 24/25
Manifestação de interesse de inscrição na Escola
Informações